quinta-feira, 28 de março de 2019

Interatividade 

Conceito

A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade do utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.O utilizador, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efetuando ações sobre os objetos que o compõe. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o sistema tenha de gerar e atualizar as imagens do ambiente virtual correspondentes à nova perspetiva.


Caraterísticas ou componentes

A interatividade tem como caraterísticas ou componentes:
  • A comunicação, que estabelece uma transmissão reciproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema;
  • O feedback, que permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador;
  • O controlo e a resposta, que permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual;
  • O tempo de resposta, que é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema;
  • A adaptabilidade, que é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

Níveis segundo a relação Homem-máquina

Na relação Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interatividade reativa, coativa e proativa.
No nível de interatividade reativa, o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interação e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.

No nível de interativade coativa, o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

No nível da interatividade proativa, o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.

O quadro abaixo relaciona os três níveis de interatividade de acordo com o controlo exercido pelo utilizador sobre as estruturas e o conteúdo do ambiente virtual.


Níveis segundo a ação sensorial

    1. Elevada-  o utilizador esta completamente emerso no ambientes estimulando todos os seus sentidos em conjunto. Temos com exemplo um simulador de realidade virtual.

    2.  Media- só alguns sentidos são estimulados pelo sistema no utilizador e este tem um controlo limitado dentro das suas ações no sistema. Temos como exemplo consola de jogos.

    3. Baixa - o utilizador não se sente emerso no sistema sendo muito pouco estimulado na sua parte sensorial. Temos como exemplo o cinema.

 

Tipos de interatividade  

   Desenvolve-se de maneira reativa:

   1. Linear -  O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar.

   2. De suporte-  o utilizador recebe ajuda do sistema por mensagens de texto p.e.

   3. Hierárquica- o utilizador navega pelo sistema e pode escolher as suas ações de modo a selecionar um trajeto.

Desenvolve-se de maneira coativa:

   4. Sobre objetos- o utilizador ativa objetos no sistema através de periféricos.

   5. Reflexiva- o sistema questiona o utilizador e este responde fazendo uma comparação da resposta dada com  a de outros utilizadores.

  6. De hiperligação-  O sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível.

  7. De atualização- A interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta as ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial.

8. Construtiva- O utilizador contrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes destes, atingindo um objeto específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída.

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

   Evolução histórica da interface homem-máquina       A evolução ao longo do tempo da relação interface homem-maquina vem progredindo...