Desenho de soluções interativas
Requisitos a considerar de acordo com o tamanho das soluções interativas:
- Definição da solução interativa a desenvolver;
- Caracterização do tipo de imersão pretendido;
- Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
- Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador;
- Avaliação de recursos e capacidades;
- Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
- Criação e adição de formas geométricas e texturas;
- Descrição da visão estereoscópica;
- Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;
- Modelação da ação física do sistema.
No desenho de soluções interativas no âmbito da realidade virtual é necessário uma conjugação de conhecimentos de várias áreas de modo a ligar redes , modelação de objetos e sistemas de processamento em tempo real. De modo a optimizar o processo, sem perder qualidade, criou-se ferramentas conhecidas como VR TOOLKITS (virtual reality toolkits) que permitem criar programas de realidade virtual. As ferramentas são essencialmente bibliotecas expansíveis com coleções de funções orientadas a objetos e as especificações da realidade virtual. Através destas funções , o objeto simulado passa a herdar os atributos do objeto selecionado. Neste sentido o programador tem a vida facilitada, uma vez que pode acrescentar módulos aos programas como adicionar imagens, adicionar dispositivos periféricos, sombreamento e textura de objetos. Existem várias ferramentas para cria r estas soluções como:
-DI-Guy (Permite adicionar características do comportamento humano
a acontecimentos simulados em tempo real. Cada característica altera-se de forma realista, responde a comandos simples e movimenta-se no ambiente de acordo com as indicações. Estas características são animadas de forma automática);
-WorldToolKit (Permite o desenvolvimento de ambiente 3D simulados e
aplicações de realidade virtual. É uma livraria orientada a objetos com um alto nível de funções para a configuração, interação e controlo da simulação em tempo real);
-VRML (Linguagem de programação de ambientes virtuais de rede para a internet, podendo as suas aplicações ser executadas na maioria dos browsers.).
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