Realidade virtual
Conceito:
Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual. Esta sensação de presença é usualmente referida como imersão.
Simulação da realidade:
Os ambientes virtuais permitem uma simulação da realidade, ou seja, uma imitação do mundo
real.Estes ambientes virtuais possibilitam simular experiências, de modo a economizar dinheiro e
tempo, e atingir objetivos que de outro modo não poderiam ser alcançados. Na Biologia, é possível simular modificações no ecossistema e prever as suas consequências. Permitem também colocar o utilizador em contacto com novas situações através de um simulador, facilitando uma aprendizagem segura e económica. A realidade virtual tem imensas aplicações militares: por exemplo a simulação de um salto em para-quedas permite poupar dinheiro e tempo e rentabilizar a aprendizagem.
Realidade imersiva e não imersiva:
Realidade Imersiva
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador num ambiente virtual, ou seja, é quando o utilizador se sente dentro dum ambiente virtual e pode interagir com os seus elementos. Para uma simulação da realidade imersiva recorre-se a simuladores (simuladores de voo, capacetes, luvas de dados, etc)
.
Realidade Não Imersiva
A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, não consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador, mas sim pela sensação de não-inclusão pois o utilizador não se sente dentro do ambiente virtual. Apenas consiste na visualização de imagens tridimensionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário