Os ambientes gráficos atuais, ergonomia e sentidos
Nos tempos que correm a qualidade dos ambientes gráficos tem vindo cada vez mais a aumentar assim como os periféricos que trabalham essa gráfico. Este aumento de qualidade dos ambientes gráficos traduz se numa maior imersão na realidade virtual,uma vez que estas mostram ser cada vez mais reais.Para tornar ambientes gráficos mais realistas são utilizados o rendering e o mapeamento de texturas com o objetivo de formar imagens de boa qualidade.
Rendering: é o processo pelo qual se obtém o produto final de um processamento digital qualquer. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D. Para obter uma boa renderização é necessário uma boa iluminação e a posição relativa dos objetos no mundo virtual.
Mapeamento de textura: é a parte da computação gráfica, que se ocupa do estudo da simulação de materiais e texturas sobre planos. Trata-se de um método gráfico computacional aplicado para 3D.
Ergonomia
O desenvolvimento de equipamentos cada vez mais adaptados ao utilizador e às suas funções é o resultado dos estudos efetuados pela ergonomia. Assim evitam-se situações de mal estar por parte do utilizador devido ao peso, as suas dimensões e ao modo de funcionamento da realidade virtual.
Neste sentido, devido a todos estes passos no desenvolvimento da imersão do utilizador na realidade virtual, pode-se estimular todos os sentidos do utilizador de modo a que se sinta cada vez mais imergido numa realidade virtual sem ter nenhum tipo de mal-estar, apenas divertimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário